Viana de Castelo

Cidade conhecida pela sua ligação ao mar e aos trajes típicos Portugueses.

Ver imagens

A acontecer em Viana do Castelo!!

 

Locais a visitar

Citânia de Stª Luzia

As ruínas de uma aldeia fortificada da Idade do Ferro podem ser encontradas nos arredores de Viana de Castelo, no cimo da colina de Santa Luzia. As escavações puseram a descoberto casas poligonais singulares, que comprovam que os Romanos ocuparam esta aldeia até ao século V. Esta citânia também está classificada como monumento nacional.

Termas de Peso

Situadas num verdejante vale florestado e inundado pelo som da água corrente, estas termas são um local tranquilo com reconhecido potencial terapêutico. As águas minerais começaram a ser usadas no tratamento de diversas doenças desde finais de 1800, incluindo a diabetes, a obesidade e o colesterol elevado. Estendendo-se por mais de 2 hectares, as termas integram também um parque de campismo, bungalows, um campo de mini golfe, campo de ténis e um café.

Castelo de Melgaço

Um dos mais importantes bastiões militares junto à fronteira norte de Portugal, este castelo romano foi construído no século XII e mais tarde protegido por uma muralha que o liga à cidade. Os únicos vestígios das fortificações medievais são a guarda do castelo, parte do forte, três torres e as portas norte e oeste. O castelo foi classificado como monumento nacional em 1910 e a guarda foi transformada num museu.

Núcleo Megalítico de Mezio

Este local pré-histórico é composto por uma dezena de monumentos megalíticos que foram usados como locais tumulares na Idade do Ferro. Também conhecido como Antas da Serra do Soajo, o Núcleo Megalítico do Mezio é importante não só pelos seus artefactos arqueológicos, mas por serem também um exemplo único de local fúnebre pré-histórico.

Castelo Santa Cruz

Sobranceiro à Vila Fonche, este castelo romano estrategicamente posicionado foi uma das primeiras infraestruturas a apoiar os aldeamentos humanos nesta zona. Os arqueólogos descobriram funcionalidades defensivas, incluindo a existência de muralhas e das fundações de uma guarda. O castelo terá sido abandonado cerca de meados do século XIII.

Mosteiro de Ermelo

Situado junto ao rio Lima, este antigo mosteiro beneditino foi construído no século XIII e mais tarde usado por freiras e monges cistercienses. O templo terá sido posteriormente convertido numa igreja paroquial. Apesar dos danos sofridos ao longo dos séculos, a arquitetura ímpar deste mosteiro e o seu património cultural foram reconhecidos, tendo sido classificado como monumento nacional em 1977. 


Locais relacionados

Vale do Douro

Passe um dia inesquecível no Vale do Douro. Passeio que o levará de barco a conhecer alguns dos locais mais emblemáticos desta região, aldeias típicas e muito mais. Para mais informações, fale connosco.

Valença

Visite a fortaleza de Valença e o seu burgo, Marco Miliário Romano, A feira semanal de Valença realiza-se ás quartas-feiras, Vá até ao Museu do Bombeiro

Vila Nova de Cerveira

Museu Bienal de Vila Nova de Cerveira, Visitar o Aquamuseu, Feira de Vila Nova de Cerveira (Feira semanal ao Sábado), Caminhe por entre o centro histórico desta lindíssima vila de Portugal e dê um passeio ao longo dos jardins nas margens...

Praia de Caminha

Torre do Relógio de Caminha e Igreja Matriz de Caminha.

Vila Praia de Âncora

Visite o Forte de Vila Praia de Âncora. Sugestão: Passeie ao longo da praia nos passadiços de madeira.

Gerês

É uma das maiores atracões naturais de Portugal, pela rara e impressionante beleza paisagística e pelo valor ecológico e etnográfico e pela variedade de fauna e flora.

Desenvolvido por aznegocios.pt